sexta-feira, 7 de novembro de 2014

6 - Alternativa: imposto baixo

O humorista e escritor Stanton Delaplane ofereceu uma sugestão para um formulário de imposto simplificado: "Quanto você ganhou no ano passado? Envie pelo correio!
Pode ser um modo radical para mudar o sistema de imposto, mas não faltou gente propondo novos sistemas de impostos desde a 16ª emenda, em 1913. 
Se você acompanhar as campanhas presidenciais, geralmente há muitos comentários de alguns candidatos sobre revisão do sistema tributário. Conheça duas dessas alternativas de planos tributários.
O imposto baixo
Atualmente usa-se um sistema tributário marginal, também chamado de imposto graduado, no qual a porcentagem  paga nos impostos varia com base na renda. Sob um sistema tributário baixo, paga-se uma taxa baixa sobre a renda. Em outras palavras, há um único tipo de impostos para todos os contribuintes. A porcentagem comum lançada para um sistema de imposto baixo é de 17%. Essa é a taxa proposta pelo ex-candidato à presidência Steve Forbes e pelo deputado Dick Armey.
Os proponentes do sistema de imposto baixo dizem que seriam abolidos os complicados códigos e formulários de impostos. O imposto baixo precisaria apenas de um formulário do tamanho de um cartão-postal e consistiria em apenas 10 linhas. Você simplesmente acrescentaria o salário e a renda de pensão, subtrairia qualquer abatimento pessoal e pagaria 17% de sua renda tributável. As deduções e os créditos seriam eliminados nesse tipo de plano.
As críticas do imposto baixo dizem que ele favoreceria os abastados e poderia colocar uma carga tributária maior para aqueles com menos dinheiro. Sob a proposta de imposto baixo de Dick Armey, qualquer família com uma renda tributável de menos de US$ 36.800 não pagaria impostos. Entretanto, isso elevaria os impostos de algumas pessoas que pagam atualmente apenas 15% nos impostos. O grupo que se beneficiaria mais é o dos americanos abastados, que pagam até 33% de imposto de renda federal no atual sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário