sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Conclusão: Alternativa: imposto nacional de vendas

Autor: Kevin Bonsor


Mais controversa que o imposto baixo é a idéia de abolir totalmente o imposto de renda federal, repelindo a 16ª emenda. No lugar de um imposto de renda, alguns propuseram o uso de um imposto nacional de vendas. Mas o ex-presidente Bill Clinton logo apontou uma imperfeição nesse sistema: ele deixa o governo sem um fluxo estável de renda.
Alan Keyes, que concorreu sem sucesso para a candidatura presidencial republicana em 2000, é um dos grandes incentivadores dessa proposta. Ele acredita que podemos financiar o governo por meio dos impostos de vendas, direitos alfandegários e taxas. Keyes argumentou que um imposto nacional de vendas colocaria mais dinheiro de volta nos bolsos dos consumidores, permitindo que eles decidissem como gastá-lo. Ele diz que o imposto de renda deveria ser susbtituído pelo tipo de imposto que as pessoas já pagam. Esse plano aboliria o IRS e qualquer necessidade de um código tributário.
Seus adversários disseram que substituir o imposto de renda por um imposto nacional de vendas colocaria uma carga pesada sobre os menos abastados, que compram muitos dos produtos que seriam tributados. Eles dizem que, para um imposto nacional de vendas ser justo, teria de ser aplicado à compra de ações e apólices, além dos bens consumíveis. Outro problema que o imposto nacional de vendas enfrenta é que provavelmente dobrariam os impostos atuais sobre os bens consumíveis, o que poderia forçar os governos locais e estaduais a iniciarem ou aumentarem os impostos de renda estaduais.
Os impostos são um assunto controverso em quase todo país. A América tem um dos mais complicados sistemas de impostos no mundo - e ele fica mais complicado a cada ano.
Para mais informações sobre os impostos e tópicos relacionados, verifique os links abaixo.


Artigos relacionados
Mais links interessantes (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário